A Fifa mudou o sistema de vendas de ingressos para a próxima Copa do Mundo, que acontecerá na África do Sul, em 2010. Com a alteração, a entidade pretende aumentar o número de entradas para os torcedores dos times que estiverem jogando. David Will, chefe do subcomitê de ingressos do Mundial, disse à agência ?Reuters? que a porcentagem de ingressos destinados ao público das seleções que estiverem disputando a partida aumentará em 50%. Com isso, a cota para esses fãs saltará de 8% para 12% da lotação do estádio por jogo. Contudo, para as partidas mais decisivas, ela voltará para 8%. Com essa medida, a Fifa acha que a venda no mercado negro será dificultada. A comercialização dos ingressos começará no dia 2 fevereiro de 2009 e será feita em cinco etapas, com duração até o dia 31 de março. Outra mudança será na questão da distribuição dos tíquetes para as federações das seleções classificadas para o Mundial. Nessa Copa do Mundo, a Fifa centralizará as vendas dos ingressos e utilizará os serviços da Match, empresa que fica em Manchester, na Inglaterra, e que cuida dos programas de hospedagem da entidade. “Sempre fomos criticados porque muitos ingressos iam para ?peixes grandes?, mas estamos confiantes de que pelo menos 80% dos ingressos de 2010 irão para o público geral. Tentamos simplificar o sistema para o consumidor e ajudar a restringir a possibilidade de um mercado paralelo”, afirmou Will.