Clube de maior torcida do país, o Flamengo pretende explorar esse fator melhor. Para isso, o clube irá focar suas ações justamente em mercados que possui torcedores, mas ainda não foram totalmente explorados. “Esse é um plano de longo prazo que temos. Buscaremos expandir nossa marca no próprio Brasil, fortalecer nos mercados que não são fortes, principalmente na região Sul. Além disso, queremos intensificar os trabalhos em São Paulo, lugar que temos a quinta maior torcida”, explica Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de marketing do Flamengo. Mas não é só no Brasil que o Flamengo quer aumentar o seu poder. Com parcerias com empresas estrangeiras, como a Warner e a Bonham Group, o clube também vislumbra entrar forte no mercado externo. “Esse é um plano longo. Temos que fazer um grande mapeamento para saber onde investir. Mas o Flamengo também tem planos de ir ao exterior”, diz Hinrichsen. Uma das possibilidades para aumentar as vendas, tanto no Brasil, quanto no exterior, é a utilização de seus atletas para isso. Dessa forma, o Flamengo se estrutura para criar artigos relacionados a seus jogadores. “Nós queremos começar a trabalhar a marca dos atletas criando produtos específicos. Temos um plano até de fechar uma parceria com alguma empresa para isso. Mas ainda estamos trabalhando neste ponto, então essas são ações para o médio e longo prazo”, explica o vice-presidente de marketing do Flamengo. Segundo o dirigente, a exploração da imagem dos atletas ainda é algo muito recente no país. Dessa forma, o Flamengo poderá “copiar” o modelo usado por outros clubes sul-americanos. “Os clubes brasileiros trabalham muito mal essa questão. Nesse quesito, os argentinos têm uma forma muito mais eficiente de desenvolver o assunto. O Boca Juniors e o River Plate, por exemplo, estão muito à frente de nós”, conclui Hinrischen. No início deste ano, o Internacional anunciou que também passará a explorar melhor a imagem de seus atletas. O clube gaúcho, inspirado nas experiências que observou no Japão, pretende criar artigos para públicos específicos baseados em ídolos como Fernandão e Alexandre Pato.