A parceria do Flamengo com a Petrobras, iniciada em 1984, pode estar com os dias contados. Insatisfeito com os R$ 15,7 milhões anuais propostos pela estatal, o clube ainda não definiu se continuará a exibir o logotipo estampado em sua camisa há 24 anos nesta temporada. “Não posso garantir que a Petrobras será a patrocinadora do Flamengo em 2008”, revela Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de marketing do time da Gávea. O bom momento do time, classificado para a Copa Libertadores da América, e o contrato assinado no final de 2007 pelo Corinthians (R$ 16,5 milhões) com a Medial Saúde fizeram o Flamengo reavaliar sua posição no mercado. “Trata-se de colocarmos o Flamengo de volta ao patamar que ele merece. Nos últimos anos, os contratos de patrocínio cresceram acima da inflação e nós ficamos defasados, principalmente porque vamos gerar muita visibilidade e exposição”, destaca o executivo. De acordo com Hinrichsen, o clube ainda não recebeu nenhuma proposta oficial. O que houve, até o momento, foram sondagens de potenciais patrocinadores. Os nomes, porém, são mantidos em sigilo. “Em razão de diversos entraves burocráticos, o contrato ainda não está assinado. Portanto, estamos abertos para negociar. Tenho certeza absoluta de que podemos conseguir muito mais com o patrocínio de camisa do que o oferecido pela Petrobras”, diz o responsável pelo marketing flamenguista. Apesar do descontentamento, a continuidade da parceria mais antiga do futebol brasileiro não está descartada. “O Flamengo preza muito seus parceiros. Se nós continuarmos com a Petrobras, vamos completar 25 anos juntos em 2009, bodas de prata. É um contrato diferente em função da duração. Ninguém troca um patrocinador de tanto tempo de uma hora para outra. Vamos conduzir a negociação com calma”, conclui Hinrichsen. Procurada pela reportagem da Máquina do Esporte, a Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, desmentiu qualquer contato do Flamengo para renegociar o acordo vigente, classificando como ?especulações? as notícias publicadas nesta quarta-feira.