Empenhada em aumentar o turismo de luxo do Brasil, a Embratur resolveu promover o país na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) por meio de ofertas de campos de golfe. A intenção da empresa é cativar o público de uma país muito ligado ao Brasil na área de turismo diferenciado. O interesse é pelo estrangeiro que busca diversão de alto custo, como resorts, sempre com campos de golfe. “O mercado português é especial para nós, já que ele é o terceiro maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Além disso, nossas pesquisas mostram que mais de 70% dos lusos que visitaram o nosso país em 2006 já o tinham feito mais de uma vez”, disse Jeanine Pires, presidente da Embratur. Em 2006, o turismo de luxo movimentou cerca de US$ 400 bilhões (R$ 728 bilhões) em todo o mundo. Há ainda a estimativa de que, individualmente, um estrangeiro que procure por produtos caros gaste US$ 7,2 mil (R$ 12,96 mil), enquanto um de lazer apenas US$ 865 (R$ 1,5 mil). “O Brasil é um país muito rico culturalmente, com uma quantidade enorme de destinos completamente diferentes entre si”, explica Ana Fernandes, da operadora Blue Mar, em Portugal.