O Departamento de Economia e Desenvolvimento da Geórgia aplica um programa de fidelidade num cartão de crédito para jogadores de golfe e os 500 mil visitantes ao Masters de Augusta que permite controlar a efetividade dos investimentos estaduais em marketing. Os cartões, introduzidos em revistas, como a ?Golf Digest?, possuem um código de barras e, ao serem ativados, permitem que o histórico de ações dos participantes seja rastreado durante todo o seu ciclo de vida. O programa desenvolveu um método para medir os esforços de propaganda e promoção do governo estadual e obter insights sobre os visitantes da Geórgia, diz Fred Huff, diretor de marketing do departamento. “A legislação para as entidades governamentais está cada vez mais rígida, e estas precisam mostrar os resultados de cada centavo investido em marketing”, diz Kate Ruf, presidente da Ruf Strategic Solutions empresa de análise de dados que trabalha com o departamento geórgio. “Não podemos mais gastar com marketing sem fazer bench marketing”, opina Huff. Ao se cadastrarem, fornecendo nome, endereço e e-mail, os membros do programa ganham benefícios relacionados à pratica do golfe. Alguns centros oferecem horas ilimitadas para a prática do esporte ou taxas especiais se um membro estiver hospedado para passar a noite, por exemplo.