O Guaraná Antarctica decidiu diversificar o investimento feito no esporte. Patrocinador oficial da seleção brasileira desde 2001, a marca de refrigerantes do grupo Ambev passou a investir, nos últimos anos, na comunicação com um novo público. O objetivo é intensificar a ligação com os jovens. Para isso, a empresa escolheu desenvolver ações ligadas aos esportes radicais. A primeira experiência desse tipo foi o Guaraná Antarctica Street Festival (GAS Festival), realizado no início de setembro. ?O Guaraná Antarctica tem uma forte relação com seu consumidor e está sempre em busca de novas ocasiões para reforçar os conceitos da marca e a relação com esse público. O objetivo maior do festival foi gerar uma aproximação com o consumidor da marca e mostrar que o Guaraná está antenado com suas preferências?, afirmou Roberto Trinas, gerente de comunicação do Guaraná Antarctica, em entrevista à Máquina do Esporte. O sucesso da primeira edição do festival, que contou com a participação de grandes nomes dos esportes radicais, como o skatista Bob Burnquist, além de shows com bandas populares entre os jovens, animou a empresa a continuar apostando nesse segmento. ?[Esta] não é uma ação isolada. O Guaraná Antarctica está estudando a possibilidade de levar o evento para outras praças?, revelou Trinas. A primeira edição foi realizada em São Paulo. No ano passado a marca usou o meia Kaká para tentar falar com o jovem, realizando também uma competição de futebol entre jovens. Para o executivo da empresa, a aposta no esporte radical não é uma mudança no foco de investimento do Guaraná. ?Não é mudança de foco. O Guaraná Antarctica mantém o patrocínio oficial da seleção brasileira, além de patrocinar as transmissões de vôlei, na Rede Globo. O skate é mais uma frente onde a marca está atuando. Temos como objetivo buscar alternativas que aproxime a marca do seu consumidor, e o skate é o terceiro esporte mais praticado do país?, disse. Dessa forma, a empresa deve continuar diversificando suas ações no esporte para o próximo ano. O Guaraná, contudo, não revela suas estratégias ou se também apostará em ações ligadas aos Jogos Olímpicos de Pequim, principal evento esportivo de 2008.