O Internacional tem um novo vice-presidente de marketing. Luis César de Moura passou o cargo para Jorge Avancini, que ocupava o posto de diretor comercial do clube. Além de manter os trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos, a mudança também gerou ambições maiores para os gaúchos. ?Nosso principal objetivo é dobrar as nossas receitas com ações de marketing nessa gestão e tentar consolidar a marca do Internacional no país, para depois expandirmos para o exterior?, afirma Avancini, citando a contratação de uma assessoria de imprensa em São Paulo, no último mês, como peça-chave para essa “expansão”. Em relação aos licenciados, o novo vice-presidente do Inter assume com bons números já conquistados por seu antecessor. No primeiro semestre, o clube recebeu de royalties dos seus mais de 2 mil produtos um total de R$ 300 mil. ?Esse crescimento foi de 150% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas queremos fechar 2007 com R$ 1,5 milhão de receita com licenciados. Para isso, nós definimos uma política mais agressiva, com revisão de contratos e, eventualmente, os percentuais, além da captação de novos licenciados?, explica o novo vice-presidente de marketing do Inter. No ano passado, por exemplo, o São Paulo foi o clube que mais faturou com produtos licenciados no país. Segundo números divulgados no último relatório da Casual Auditores, o clube conseguiu quase R$ 4 milhões com royalties de artigos com sua marca. O crescimento com a receita proveniente dos produtos licenciados não é o único que o departamento de marketing do Inter espera conseguir. Após uma grande reforma no estádio Beira-Rio, o clube gaúcho passou a contar com um espaço que será disponibilizado para eventos diversos. Segundo Jorge Avancini, o objetivo é que o Internacional passe a receber festas de aniversários, casamentos, formaturas, ou mesmo eventos corporativos, transformando o local em uma nova fonte de receita alternativa. ?A nossa equipe comercial já está disponibilizando esse espaço para a comunidade e temos mais de 20 reservas até o fim do ano. Depois desse período, a idéia é buscar na área de alimentos e entretenimento novos investidores para potencializar as opções do lugar?, completa o responsável pelo marketing do Inter. Além desses dois pontos, outro assunto que entrará na pauta do novo vice-presidente do clube gaúcho é a renovação dos contratos de patrocínio. Segundo o dirigente, mudanças podem acontecer para a próxima temporada. ?Nós vamos esperar mais para o fim do ano para iniciar a renovação, mas temos conversado com a Reebok e eles já demonstraram interesse em continuar. Mas caso não consigamos renovar com algum parceiro, já estamos mantendo contato com outras empresas?, diz Avancini.