A contratação de Ronaldo, que vai passar uma temporada no Corinthians em 2009, teve enorme repercussão desde o anúncio oficial. A divulgação foi acompanhada por movimento intenso nas lojas oficiais do clube alvinegro, que registram números expressivos de vendas de camisas com o nome do atacante. E a partir da presença do maior artilheiro da história das Copas do Mundo, a diretoria alvinegra espera potencializar seus patrocínios no próximo ano. Ainda assim, nem todas as pessoas aprovaram a opção mercadológica do clube do Parque São Jorge. É o caso, por exemplo, de Fernando Carvalho, assessor de futebol e ex-presidente do Internacional. Depois de dizer que não contrataria o atacante, o dirigente questionou a decisão do departamento de marketing do Corinthians nesse caso. ?O marketing no esporte se faz pela vitória. Os clubes têm de contratar jogadores que sejam competitivos, que dêem retorno em campo e se enquadrem em uma perspectiva financeira de todo o elenco?, analisou Carvalho em entrevista coletiva. Uma das preocupações do assessor de futebol do Inter é a disparidade de vencimentos entre Ronaldo e o restante do elenco do Corinthians: ?Não critico quem faça isso, mas não posso ter no grupo alguém com esse perfil. É um investimento muito alto para alguém que terá uma dificuldade para encontrar um ritmo competitivo?. Parado desde fevereiro, Ronaldo se recupera de uma intervenção cirúrgica no joelho. O jogador já passou por problemas nas articulações anteriormente e cogitou até abandonar a carreira há alguns dias, pouco antes de acertar com o Corinthians.