O Ironman Brasil, maior prova de triatlo do país, perdeu seu principal patrocinador. A Latin Sports, empresa responsável pelo evento, anunciou que a Brasil Telecom não seguirá dando nome à competição a partir de 2008, após seis anos de parceria. “Tive na semana passada a informação que a Brasil Telecom não será mais a title sponsor do Ironman. O anúncio coincidiu com o recebimento do nosso relatório de retorno de mídia da edição 2007, que mostrou que o evento já está consolidado”, afirma Carlos Galvão, diretor executivo da Latin Sports. Segundo o executivo, o objetivo é que até o fim do ano seja anunciada a nova empresa que dará nome ao Ironman Brasil. Caso não tenha sucesso nessa ação, Galvão acredita que a organização do evento poderá ser prejudicada. “Sem dúvida nenhuma eu preciso buscar um novo title sponsor, ou dividir em duas grandes empresas apresentando, pois é necessário o aporte de investimento desse tamanho. Caso contrário fica difícil a organização, pois não posso contar só com as inscrições. Elas são a nossa receita marginal. Se eu depender apenas disso, vou comprometer a entrega do produto”, diz. Diante dessa necessidade, a própria Latin Sports irá ao mercado para conversar com empresas. Segundo o diretor executivo da agência, não há quase nenhuma restrição ao ramo de atividade do futuro patrocinador, pois é possível criar um plano para adaptar o evento de triatlo ao projeto de qualquer companhia, inclusive cervejas, por exemplo. “Tirando cigarros, armas e bebidas alcoólicas destiladas, nós podemos costurar um acordo. A Bud Light foi patrocinadora do Ironman do Havaí por quatro anos. Então porque eu não posso ter uma campanha como ?depois de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, você não merece uma Kaiser? Beba com moderação?. Ou com montadoras, para ações de endomarketing. Então nós temos que vender o mote e desenvolver em cima”, explica. Para organizar o Ironman Brasil são investidos R$ 2 milhões, sendo que a maior parte dessa quantia é proveniente do patrocinador master. Para conquistar um novo parceiro, a Latin Sports pretende usar como argumento o retorno de mídia de R$ 8 milhões, o impacto financeiro de R$ 9,5 milhões com o evento em Florianópolis, além da oportunidade de também estar associado ao Ironman 70.3, que acontece em Brasília.