Os ex-atletas que pretendem seguir trabalhando com esporte têm uma boa oportunidade para se especializarem. A J. Cocco Sport Marketing vai, pelo segundo ano consecutivo, oferecer seu curso de marketing esportivo. Com 12 horas de aulas ministradas por José Estevão Cocco, o curso é totalmente gratuito e é formado pelas seguintes matérias: fundamentos de marketing, fundamentos de marketing esportivo, modelos de projetos e eventos para patrocínio, adequação das modalidades esportivas aos patrocínios e obtendo o melhor retorno da mídia. O curso será realizado às terças e quintas-feiras de abril, das 19h30 às 22h30, em São Paulo. Os interessados podem obter informações pelo email marcio@jcocco.com.br ou pelo telefone (11) 3755 0908. Recentemente, Cocco lançou um livro sobre o início do uso das ferramentas de marketing no vôlei brasileiro. Por meio dos testemunhos de dirigentes, técnicos, ex-atletas, empresários, patrocinadores e demais pessoas que enfrentaram as dificuldades do início do projeto, o livro pretende mostrar a trajetória vitoriosa do vôlei impulsionada pelo marketing. O livro foi lançado 25 anos após a realização do histórico jogo entre Brasil e União Soviética, no estádio do Maracanã, partida que até hoje detém o recorde de público para o vôlei, com mais de 80 mil torcedores. O jogo ficou marcado pelo esforço dos atletas em secarem a quadra instalada no gramado do Maracanã, que era castigado pelas chuvas.