José Estevão Cocco, diretor-presidente da J. Cocco Sport Marketing, vai lançar um livro sobre o início do uso das ferramentas de marketing no vôlei brasileiro. Começando nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, em plena Guerra-Fria, o livro mostra as primeiras tendências do profissionalismo da midalidade no Brasil. “O nosso desejo com este livro é o de mostrar, na prática, tudo que o marketing esportivo pode fazer para o crescimento de uma modalidade esportiva. Nosso objetivo é passar a receita de como foi feito o marketing do vôlei para a modalidade se tornar o segundo esporte do país em apenas três ou quatro anos”, disse José Cocco. Por meio dos testemunhos de dirigentes, técnicos, ex-atletas, empresários, patrocinadores e demais pessoas que enfrentaram as dificuldades do início do projeto, o livro pretende mostrar a trajetória vitoriosa do vôlei impulsionada pelo marketing. O livro é lançado 25 anos após a realização do histórico jogo entre Brasil e União Soviética, no estádio do Maracanã, partida que até hoje detém o recorde de público para o vôlei, com mais de 80 mil torcedores. O jogo ficou marcado pelo esforço dos atletas em secarem a quadra instalada no gramado do Maracanã, que era castigado pelas chuvas. Com transmissão pelas TVs abertas do país, a partida contribuiu para a popularização do esporte, que depois viria se consolidar a partir das gerações de prata (84) e ouro (92) nos Jogos Olímpicos.