A Dorna, empresa que detém os direitos comerciais da MotoGP, propôs um acordo para assegurar a presença da Kawasaki na categoria até o fim da temporada de 2009. Em troca, a montadora, que anunciou o fim de suas atividades em função da crise global, estaria livre do compromisso de correr em 2010 e 2011. “É um acordo até 2011 que a Dorna tem com a associação de montadoras: em setembro, cada uma delas nos disse quantas motos usariam, incluindo a Kawasaki. Não há punições, mas um acordo não pode ser quebrado. Já que eles nos disseram que todas as despesas foram cobertas, proponho a eles correr em 2009. Em troca, eu os deixaria livres para 2010 e 2011”, disse Carmelo Ezpeleta, dono da empresa, ao jornal “Gazzetta dello Sport”. Os motores, porém, podem impedir o acordo. Segundo o dirigente, a equipe, que operaria em regime semi-privado, tem propulsores apena spara 25% da temporada e não estaria disposta a desenvolver o restante. ?Procurei uma estrutura, na França, capaz de dar conta dessa tarefa. O obstáculo final é os japoneses encontrarem essas pessoas e aceitarem o programa. Acho que tudo pode ser resolvido. O time será dirigido mais uma vez por Michael Bartholemy e é importante salvaguardar [os pilotos da Kawasaki para 2009] John Hopkins e Marco Melandri. De qualquer forma, é problema da Kawasaki. Se eles não correrem, eu os processarei”, ameaçou Ezpeleta.