A empresa norte-americana de fotografia Eastman Kodak deixará o patrocínio dos Jogos Olímpicos após a edição que será realizada em Pequim no ano que vem, finalizando uma parceria de 20 anos. Além de exibir sua marca em locais estratégicos durante o evento, a Kodak opera um centro de imagens destinado à edição e transmissão das fotos feitas durante a competição e mantém uma clínica de diagnóstico por imagem dos atletas. “À medida que completamos a transformação da Kodak, faz sentido para nós tomar uma nova direção”, afirmou Elizabeth Noonan, responsável de gestão de marca da empresa, em comunicado de imprensa. “A tecnologia digital muda tudo, incluindo a maneira em que promovemos nossos produtos e serviços”, ressaltou Noonan e acrescentou que a nova estratégia de negócio da companhia, que é orientada precisamente rumo a essa tecnologia, exige o reajuste de suas táticas de marketing. Os motivos que levaram ao término da relação por parte da companhia não foram revelados. Especula-se, porém, que o alto investimento feito pelos patrocinadores principais dos Jogos tenha sido determinante para o rompimento. Nos anos anteriores, o valor girou em torno de US$ 55 milhões.