Como se não bastasse os problemas com poluição e tr”nsito, as Olimpíadas de Pequim podem sofrer uma nova baixa: o astro do basquete, Yao Ming, de 2,26 metros de altura. O chinês teve uma fratura por stress em seu pé esquerdo e pode não se recuperar a tempo de participar dos Jogos. Além disso, alvo de grandes campanhas publicitárias, a lesão do atleta acaba atrapalhando planos de seus patrocinadores como Reebok, Coca-Cola e Visa Internacional, que gastaram, juntas, cerca de US$ 10 mi (quase R$ 17 mi) para usá-lo como garoto propaganda. A Rebook, por exemplo, criou um site (www.reebokyao.com) com todos os detalhes de Yao e pretendia atualizá-lo, principalmente, na época das olimpíadas. A Coca-Cola desconversa quando o problema é a contusão do astro. Segundo a diretora de comunicação da empresa em Hong Kong, Kenth Kaerhog, todos querem que ele se recupera rapidamente, mas que o afastamento do jogador não muda muita coisa na sua relação com os fãs. “Estamos orgulhosos e honrados de continuar contando com Yao Ming como um embaixador da nossa companhia e de nossos novos negócios. Dentro ou fora das quadras, ele continuará a inspirar fã e consumidores pela China”, disse Kenth. O empresário de Yao, Lu Hao, diz que já perdeu a conta de quantas lamentações de todos os tipos de mídia e de fãs ela recebeu na última quinta-feira. Algumas ligações vieram também dos patrocinadores, que, segundo Hao, em nenhum momento citou mudanças no contrato. “Os contratos entre nós e os patrocinadores são baseados na performance de Yao e sua imagem em toda sua carreira e não apenas nas Olimpíadas”, explicou Hao. Sobre a possível alteração que o afastamento de Yao pode causar na NBA, como a falta de audiência chinesa dos jogos ou a mudança na estratégia de marketing, o porta-voz da competição, Michael Bass, diz que não deve haver muita diferença. Segundo ele, ?os fãs chineses são diferentes?.