A Nike apresentou na última quinta-feira o lançamento de sua primeira linha voltada para a confecção de artigos de moda. Baseada de “Nike Sportswear”, a nova coleção será mundialmente lançada no dia 8 de agosto, quando começam os Jogos Olímpicos de Pequim. Tendo como tema o número 8, a linha é uma espécie de revitalização da história da marca a partir do lançamento, numa nova linguagem, de ícones de sucesso no passado da marca. Oito produtos foram redesenhados com uma linguagem mais casual, para a utilização no dia-a-dia das pessoas. Fazem parte da lista ícones como os tênis Nike Air Force I, usado no início dos anos 80 por jogadores de basquete, além do Nike Air Max 90, criado em 1987. A linha envolve ainda o famoso tênis Cortez, criado por Bill Bowerman e usado por Steve Prefontaine, calçado que colocou a Nike no mapa dos fornecedores de material esportivo mundial, ainda nos anos 60. “Nós voltamos no tempo e revisitamos alguns dos melhores produtos da Nike. Mas sempre mantivemos um pé firme na vanguarda da tecnologia e inovação para manter o desempenho de nossos atletas”, afirma Richard Clarke, diretor de criação da linha. Além de calçados, quatro equipamentos de vestuário serão comercializados na Nike Sportswear. As jaquetas de corrida, chamadas de “Windrunner”, têm como maior novidade a possibilidade de mesclar modelos diferentes entre si. Por conta dos Jogos Olímpicos, os oito produtos comercializados serão tematizados por países. O lançamento da linha casual da Nike coloca a empresa, pela primeira vez, em disputa direta pelo segmento fashion com Adidas e Puma, percursoras desse tipo de investimento. As fabricantes alemãs viram, nos últimos anos, suas vendas saltarem calcadas no lançamento de coleções retrôs.