A Liga Nacional de Basquete (LNB) terá a Eletrobrás como principal patrocinadora da primeira edição de seu campeonato masculino, intitulado Novo Basquete Brasil (NBB), que será realizado neste ano. A informação foi revelada na edição desta quarta-feira do jornal ?Folha de S.Paulo?. O contrato, válido por uma temporada, renderá R$ 1 milhão à liga. Para a efetivação da parceria, no entanto, ainda faltam alguns tr”mites burocráticos que deverão ser resolvidos nos próximos dias. “A Eletrobrás terá o direito de estampar seu logotipo em placas e pisos dos ginásios e terá uma área reservada para levar convidados de seu interesse”, disse Sérgio Domenici, gerente-geral da LNB, à ?Folha?. Segundo o dirigente, o dinheiro oriundo de patrocinadores não será enviado diretamente aos clubes. A verba será aplicada em forma de benefícios, como financiamento de viagens e hospedagens, durante a competição. A estatal também é parceria da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), para a qual destinou R$ 6,8 milhões em 2008. O acordo entre Eletrobrás e LNB, gerida por clubes, é mais um indício da união com a entidade máxima do basquete nacional, que não apoiava as fracassadas Associação de Clubes Brasileiros de Basquetebol (ACBB) e Nossa Liga de Basquetebol (NLB). Ambas encerraram suas atividades após uma série de insucessos e falta de quórum. Em dezembro, com o aval da CBB, a LNB anunciou uma parceria com a Rede Globo, que pagará R$ 1,5 milhão para atuar como promotora do novo campeonato. Além disso, a emissora será responsável pela comunicação, negociação e o marketing do torneio, cedendo participação nos lucros para a LNB. Para garantir o apoio às empresas interessadas, a rede vai dedicar um espaço definido na TV aberta para a cobertura da modalidade, enquanto o Sportv segue transmitindo os jogos ao vivo.