Patrocinar o piloto espanhol Fernando Alonso continua valendo a pena na Espanha. Essa foi a conclusão da empresa Optimedia que, por meio do Instituto de pesquisa Ipsos, destacou que 33% da população do país tem uma visão melhor das marcas depois que elas se associaram ao atleta. A pesquisa foi realizada com 1.045 espanhóis e 76% dos entrevistados, cerca de três entre quatro pessoas, lembram ao menos de uma das companhias ligadas a Alonso. Na média, foram citados espontaneamente 3,1 nomes de empresas. A empresa mais citada foi a operadora de telefonia Vodafone, que investe mais de 50 milhões de euros anuais por ser o principal patrocinador da McLaren. Ela foi lembrada por 53% dos entrevistados. Em segundo lugar vem o banco espanhol Santander, com investimentos superiores aos 12 milhões de euros anuais. A entidade financeira foi mencionada por 45,8% das pessoas e mais lembrada por homens entre 25 e 44 anos, de zonas urbanas e de classe média-alta. A terceira colocada foi a Mercedez Benz, com 43,7% de lembrança. A fabricantes de motores da McLaren, no entanto, não tem resultado tão positivo no quesito receptividade. A empresa passou a ser mal-vista por 9% dos entrevistados depois do patrocínio. Um bom motivo para isso é a disputa interna na equipe inglesa e as notícias de que a companhia alemã havia pedido a demissão de Fernando Alonso. Até a empresa espanhola Telefónica, que já deixou a Formula 1, foi lembrada graças à Alonso, que teve o patrocínio da empresa na Renault. A companhia foi mencionada em primeiro lugar por 2% da população. Isto talvez ajude no seu retorno após o convite da escuderia francesa, que busca também a volta do piloto. Mutua Madrileña (36%), Buckler (16,8%), Sandoz (10,9%) e CajAstur (8,1%) são algumas companhias que, com um investimento menor, recebem uma avaliação positiva mais lucrativa depois do patrocínio. De olho nos dividendos, o chefe da equipe Renault, Flavio Briatore, voltou a contatar a Telefónica para ter o asturiano de volta na próxima temporada. Segundo a imprensa especializada, o time francês já teria feito a oferta formal ao piloto e só estaria esperando o aporte de um grande patrocinador para concretizar negociação e cobrir o salário do bicampeão na McLaren, avaliado em 20 milhões de euros.