O McDonald?s virou o centro da corrida pela sede das Olimpíadas de 2016. Na semana passada, o diretor de marketing da companhia, John Lewicki, disse que a renovação do patrocínio ao Comitê Olímpico Internacional (COI) estaria ligada à escolha de Chicago como organizadora do evento. ?O mercado internacional é muito importante para nós, mas algumas das cidades que estão na disputa não são. Não vou sentar aqui e dizer a todos que não vamos renovar caso a sede escolhida não seja Chicago. Se for, no entanto, a possibilidade de renovação aumenta?, afirmou Lewicki. Temendo possíveis sanções por parte da entidade olímpica, o McDonald?s emitiu comunicado oficial para negar as declarações do executivo e ressaltar a import”ncia estratégica de todas as candidatas para seus negócios. ?Valorizamos muito todas as postulantes aos Jogos de 2016. Temos forte presença comercial em cada uma delas?, disse Mary Dillon, responsável pelo marketing mundial da empresa, na nota. A comissão de ética do COI destacou que, por enquanto, não aplicará nenhuma medida punitiva, já que não há indícios da ingerência do McDonald?s na definição da cidade que receberá os Jogos de 2016. ?Até o momento, nenhuma das candidatas prestou queixa oficial contra o projeto de Chicago, nem contra a empresa?, concluiu Giselle Davies, porta-voz do organismo olímpico. A cidade americana enfrenta a concorrência de Madri, Rio de Janeiro e Tóquio pelo ?posto?. A definição da sede acontecerá no dia 2 de outubro de 2009, na Dinamarca. O McDonald?s, que iniciou sua parceria com o COI há 32 anos, já patrocinou nove edições das Olimpíadas.