No lugar de David Beckham fantasiado de gladiador, a nova campanha mundial da Pepsi, gravada logo após os Jogos Olímpicos de Pequim, terá como astro o argentino Lionel Messi. A ação contará ainda com Kaká, Cèsc Fábregas, Thierry Henry, Fernando Torres e Frank Lampard. A mudança de protagonista pode parecer apenas uma ?passagem de bastão? entre gerações de ídolos. Para a empresa Imagen Deportiva, especializada em publicidade no esporte, no entanto, ela representa a consolidação de Messi como principal ícone desse mercado atualmente. De acordo com Isabel Chapur, responsável pela agência e pelo novo comercial da empresa de bebidas, a transferência de Beckham para os Estados Unidos fez com ele perdesse parte do seu ?apelo?. Apenas no último ano, Messi fez campanhas para Banc Sabadell, Danone e Air Europa na Espanha. Na Itália, o jogador é a imagem da marca de roupas A-Style. Além disso, Messi ilustra suportes para jogos de futebol em plataformas PlayStation, Wii, PC, telefones celulares, entre outras coisas, na Ásia e, principalmente, na Argentina. Um de seus últimos trabalhos na terra natal foi para a empresa ?Lody for Men?, fotografando apenas com roupa íntima e pijama. ?Acho que ele é consciente do que representa em todos os níveis e, principalmente, do fato de ser referência para tanta gente, especialmente para os mais jovens. Ele tem grande domínio do mercado publicitário?, afirma Isabel, que apóia sua análise ainda no destaque dado pela Adidas ao argentino, que protagoniza, ao lado de Kaká, a maior parte dos anúncios da fornecedora de material esportivo. A ?vitória? sobre Beckham, no entanto, ainda não se traduziu em cifras para Messi. De acordo a revista ?France Football?, o inglês foi o jogador mais bem pago do mundo em 2007, com faturamento anual de 31 milhões de euros, incluindo ganhos com marketing. O argentino, por sua vez, ficou com a terceira posição: 23 milhões de euros. O segundo lugar foi de Ronaldinho, com 24,1 milhões de euros.