Há 20 anos, a Nike criava um de seus mais famosos slogans, o “Just Do It” (“Apenas Faça”, em português). Para comemorar o aniversário da idéia, a empresa norte-americana desenvolveu o comercial intitulado Courage (Coragem, em português), que será exibido a partir deste sábado em alguns países da Ásia e da América do Sul e, dentro de uma semana, para o resto do planeta. A campanha, criada pela Wieden + Kennedy, não envolve apenas o comercial, de cerca de um minuto. A comemoração envolve também o desenvolvimento de um site, que reúne diversos elementos com os quais o internauta pode interagir. Quem acessar a página encontrará a peça em questão, que mostra 31 atletas patrocinados pela Nike durante esse tempo. Entre eles estão LeBron James, Kobe Bryant, Liu Xiang, Roger Federer, John McEnroe, Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, Lance Armstrong, Maria Sharapova, o corredor bi-amputado Oscar Pistorius e um dos atletas mais emblemáticos para a marca, Michael Jordan. A trilha sonora do filme é da banda The Killers, com a música “All These Things That I?ve Done”. No site, além do vídeo da campanha, há áreas onde outras peças da Nike são exibidas. Além disso, as pessoas poderão ver quais atletas fazem parte do vídeo, postar feedbacks e até colocar seus próprios filmes que reflitam o slogan. O “Just Do It” foi criado em 1988 e era baseado no ideal grego, segundo o qual a prática de esportes tinha a função de aproximar o corpo da perfeição e do belo. Em 1989, a campanha decolou quando o astro norte-americano Bo Jackson, que jogava tanto beisebol quanto futebol americano, estrelou a peça. O vídeo da campanha está disponível no blog da Máquina do Esporte, que também relembra um comercial de sucesso recente da empresa.