A Olympikus finalmente decidiu fazer barulho por conta dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que se iniciam em quatro meses. Em evento realizado na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro, a empresa e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentaram o planejamento envolvendo a competição, com foco no lançamento dos uniformes da delegação brasileira. Com um investimento total avaliado em R$ 100 milhões – divididos entre o desenvolvimento de produtos, patrocínio e comunicação -, a Olympikus contou com a parceria da agência Oestudio na concepção dos uniformes, que têm a natureza como tema principal. A decisão de contratar a agência acabou fazendo com que a empresa mudasse sua estratégia em relação aos dois grandes eventos olímpicos anteriores: os Jogos Pan-Americanos de 2003 e os Olímpicos de 2004. Na ocasião, a Olympikus fez uma parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch, responsável pelo design dos uniformes da delegação brasileira. “O Pan é um grande impulsionador de vendas para a marca e é o nosso maior investimento. Temos a oportunidade de evoluir a percepção de todos. Assinamos o contrato com o COB sem saber o valor, de tão importante que os Jogos Pan-americanos são para nós”, afirma Paulo Santana, diretor de marketing da Calçados Azaléia, empresa detentora da marca Olympikus. Da soma de investimentos na competição, cerca de 65% será destinado à campanha publicitária realizada em várias mídias, com destaque para os veículos das Organizações Globo. No que diz respeito especificamente aos Jogos, a aplicação da Olympikus fica na casa dos R$ 10,6 milhões. Motivado principalmente com as ações ligadas ao Pan, o objetivo inicial da empresa é alcançar um crescimento de 30% em 2007, superando em dois pontos percentuais o valor atingido no ano passado. Aliás, os números de janeiro e fevereiro mantêm o otimismo, já que houve um aumento de 82% e 98%, respectivamente, em comparação aos lucros obtidos no ano anterior. “Estes valores são impressionantes. Estamos batendo recordes de vendas nos quatro últimos meses”, diz Santana. O patrocínio ao Pan envolve também a parceria até o fim dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Aliás, não é apenas o Brasil que será patrocinado pela empresa. Com a intenção de internacionalizar a marca, a marca produzirá os uniformes de 26 das 42 delegações que integram o Pan, com um total de três mil competidores. Este número representa aproximadamente 60% dos atletas que disputam os Jogos.