Pan desperta brasileiro para o esporte

A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro deve impulsionar o consumo e a prática de esportes no país, mas seu impacto será sentido de forma diferenciada entre a população. A conclusão é de um relatório divulgado pelo instituto de pesquisa Ibope Mídia, que mapeou o consumo esportivo brasileiro. “O Pan aumenta a presença na mídia, o interesse pelo esporte e pode animar as pessoas à prática esportiva. O Brasil é o país da América Latina mais vinculado a esportes: quase três quartos da população está envolvida. É muita gente, de todos os setores e idades”, afirma Robert Lobl, diretor do Ibope Mídia, à Máquina do Esporte. Segundo Lobl, a quantidade de eventos importantes nos últimos anos é decisiva para suscitar o interesse dos brasileiros pelo esporte. “Há ascendência no esporte desde o ano passado por causa da Copa, este ano com o Pan e os Jogos Olimpícos em 2008. Quanto maior o estímulo, maior é o interesse da população e, conseqüentemente, a prática”, destaca o executivo. O principal resultado do estudo ?Os consumidores de esportes no Brasil? aponta para a divisão dos população em seis grupos distintos, apresentados como superativos, ?sports fans?, esportistas de sofá, saudáveis, sedentários e desinteressados. Essa análise cruza a frequência e variedade da prática esportiva com o consumo de mídia sobre o assunto. “Entre o grupo de “desinteressados”, 75% são mulheres. No “sedentários”, as mulheres também predominam mas, no grupo dos “saudáveis”, a divisão de homens e mulheres é equitativa”, revela Lobl. Os números afirmam que 64% da população assiste a esportes na TV enquanto 38% pratica alguma atividade física, ainda que de forma ocasional. O automobilismo, ao lado do futebol, aparece entre os mais assistidos. Em seguida estão vôlei, vôlei de praia e corrida. Cerca de 55% da audiência de programas esportivos é composta por homens. Já entre os mais praticados estão futebol e caminhada.

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