A transmissão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro fez com que Globo, Record e Bandeirantes faturassem juntas R$ 620 milhões, segundo levantamento feito pelo Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado publicitário. Desse total, R$ 400 milhões ficaram com a Globo. Para Band e Record, a quantia foi de R$ 120 milhões e R$ 100 milhões, respectivamente. O estudo, que levou em conta apenas as cotas de patrocínio para definir o faturamento, apontou ainda a emissora carioca como a que mais abriu espaço na sua programação para o evento. Apesar das receitas expressivas, nenhum dos canais alcançou índices de audiência proporcionais. Com maior quantidade de flashes ao vivo da competição, a Globo obteve os melhores números, seguida pela Band, que conseguiu registrar médias de 2 ou 3 pontos superiores às habituais. Já a emissora de Edir Macedo, com pouco espaço cedido ao Pan, foi a que teve menor ganho de audiência com o evento. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.