Para aproveitar a visibilidade do Brasil em razão da organização dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, tem realizado uma série de ações para promover o país como sede de grandes competições esportivas. México, Argentina, Peru, Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Alemanha, Rússia, Suécia, Itália, Colômbia, Uruguai, Inglaterra, Portugal e Canadá foram países que receberam, nos últimos dois anos, iniciativas específicas de promoção do Pan, com distribuição de brindes e folhetos informativos e divulgação do evento entre operadores e agentes de viagem. O principal meio de divulgação é a participação em feiras e seminários internacionais. Nesses eventos latino-americanos, a Embratur colocou a estrutura dos estandes de promoção do Brasil à disposição do Comitê Organizador do Jogos (Co-Rio) para a escolha dos embaixadores oficiais para divulgar a competição. Vários países elegeram um atleta de renome nacional como embaixador do Pan que, além de receber um certificado internacional, foi incumbido de divulgar e promover o maior evento esportivo das Américas em seu país. A Embratur orientou a organização do evento sobre a correta utilização da Marca Brasil em ambientes oficiais dos Jogos Pan-americanos, nos produtos utilizados na Vila Pan-americana e nos uniformes de competição dos atletas brasileiros, já que a Marca Brasil faz parte da estratégia de posicionamento da imagem do País no exterior. Além das ações pré-evento, a Embratur fará a divulgação e promoção do Brasil como destino turístico durante o Pan. A estratégia é investir em ações que atinjam um público qualificado, com grande potencial de reprodução da mensagem em seu país de origem.