Durante os campeonatos estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro deste ano, os torcedores puderam ver uma novidade: além da camisa dos atletas, o uniforme dos árbitros tinha marcas de patrocinadores estampadas. A idéia teve um retorno positivo e deverá se estender para outros estados no próximo ano. Por trás dessa iniciativa está o consultor de marketing Denner Silva, que desenvolveu um sistema único para a captação de patrocínios para os árbitros apenas nos campeonatos estaduais. ?Eu encontrei uma brecha na legislação que permite fazer uma publicidade diferente da realizada pelos padrões da Fifa. O Brasil é o único país do mundo que ainda tem campeonatos estaduais. Como a legislação da Fifa fala em publicidade para os árbitros em campeonatos organizados pelas confederações nacionais, a regra não vale para o Paulista, Carioca, Mineiro, entre outros?, explica Silva. Segundo o artigo 10, do Regulamento sobre o Equipamento Esportivo nas Competições da Fifa, a utilização de patrocinadores nas camisas dos árbitros é proibida em todas as competições Fifa e em jogos de seleções nacionais. O texto diz ainda que em competições de clubes de confederações e das associações nacionais, como as federações, a publicidade está permitida desde que não crie conflito com um patrocinador de algum clube ou exponha a marca de cigarro, jogos de azar, bebidas ou qualquer tema político, racista ou religioso. Para realizar o projeto, o consultor de marketing utilizou dados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Porém, o local escolhido para estampar a marca dos patrocinadores, fere as determinações da Fifa. O executivo diz que dificilmente será vendida mais de uma cota de patrocínio em cada federação. Dessa forma, a empresa que for a patrocinadora poderá estampar a sua marca no peito e nas costas do uniforme, locais mais valorizados, como apontou o estudo. Porém, segundo a Fifa, a frente da camisa do árbitro destina-se apenas aos escudos oficiais e ao emblema da própria entidade ou da associação nacional e ?não deverá conter nenhum tipo de publicidade?, assim como nas costas. O único lugar passível de comercialização é a manga do uniforme. Mas para seduzir as federações, Denner Silva conta com um levantamento do retorno de mídia do patrocínio da Car System aos árbitros cariocas nesse ano, que foi de R$ 9,5 milhões. ?Converso com quase todas as federações. Esse ano não tivemos tempo de fazer um projeto para todas, mas para 2008 já estamos comercializando algumas cotas. Algumas não tem interesse imediato no patrocínio, mas a grande maioria, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, já se mostraram abertas ao patrocínio?, afirma o consultor de marketing. A Car System, aliás, deve continuar investindo nos patrocínios aos árbitros para a próxima temporada. A empresa negocia para estar nos campeonatos Paulista, Carioca e Mineiro. A idéia é que o acordo tenha duração de três anos e valha cerca de R$ 2 milhões divididos entre as três federações.