A teoria de que a crise financeira pode fazer do marketing sua vítima principal ganhou espaço no segundo painel do 3º ABA Esportes desta terça-feira. Considerado um dos maiores especialistas em patrocínio no mundo todo, Paul Pednault, presidente da Sponsorium International, apresentou em seu discurso a visão de que a import”ncia do patrocínio pode ser colocada em xeque nos próximos anos. ?Muita gente está tendo problemas. Eu não sei se o Brasil vai passar por isso também, mas é possível. Se esse for o caso, você tem de dar um jeito de colocar um método de patrocínio em prática, não importando o valor. Você tem de justificar o investimento, e se não fizer vai correr riscos?, disse o executivo. A concorrência é muito próxima. Com o enxugamento das receitas, grandes empresas podem desviar verbas previamente aprovadas de patrocínios para setores primordiais. E, para Pednault, esse processo pode levar a uma reflexão sobre a própria prática. ?Você sabe que vários departamentos querem usar o seu orçamento, e nessa hora você tem de parar e pensar sobre o que você está fazendo. Mais do que nunca, pela crise, isso deve acontecer?, concluiu. O discurso complementa a visão do publicitário Washington Olivetto, que fez um depoimento em vídeo na última segunda-feira pela manhã. O brasileiro, que também assinalou o risco para os departamentos de marketing, acredita que uma estratégia de sucesso pode, inclusive, ser a solução no meio da instabilidade financeira.