Há 50 anos, o Brasil ganhava sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. Com a proximidade das comemorações, a agência de marketing esportivo Figer irá organizar uma exposição, chamada ?As Marcas do Rei?. A companhia do empresário uruguaio não é a primeira a acertar parceria com o ex-jogador, que já teve como parceira a Prime. O novo projeto conta com diversos artigos de Pelé, que contarão a trajetória do atleta. A inauguração acontecerá no dia 24 de junho, data da classificação brasileira à final do torneio. Serão contadas algumas histórias, como a do dia em que o então futuro jogador prometeu ao seu pai que ganharia um Mundial, após a derrota do Brasil diante do Uruguai na final da Copa de 1950. A idéia surgiu após um encontro entre o atleta e Alan Cimerman, juntamente com uma equipe da Figer. Quando viu a quantidade de artigos históricos que havia na casa de Pelé, Cimerman achou que uma história poderia ser contada pelo vasto material. “Só tivemos que tomar cuidado em diferenciar o que era homenagem e o que era tietagem”, afirmou o executivo responsável pela Figer. Entre as raridades estão a primeira foto de Pelé calçando uma chuteira, a primeira camisa de futebol usada pelo jogador em uma partida e o rádio em que o pai do atleta ouvira a derrota brasileira diante dos uruguaios em 1950. O evento será organizado em setores. Os ambientes selecionados ficarão divididos principalmente por etapas da carreira de Pelé, como as partes denominadas Santos, Seleção Brasileira, New York Cosmos, além da área chamada Homenagens. Aníbal Massaini, diretor do filme Pelé Eterno, de 2004, ajudará na exposição na parte de seleção de vídeos mostrando momentos marcantes do jogador e que serão exibidos em 25 telões. A exposição ?As Marcas do Rei? será realizada na Galeria do Museu Nacional da República, em Brasília, e em São Paulo que, a partir de agosto, abrigará o evento no Museu do Futebol, no Pacaembu.