A estratégia de sucesso de três anos e meio do Milan vem sendo aprimorada, e até copiada, no Brasil. Pioneiro na exportação de campings temáticos de férias para a América Latina, o clube italiano agora tem a companhia da compatriota Roma, que lança a segunda edição de seu projeto com uma atenção especial às habilidades dos participantes. Oficialmente, os organizadores mantêm o discurso milanista de que a diversão e a satisfação de todos é o mais importante do acampamento. Na Roma, no entanto, o viés caça-talentos do projeto, sediado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, não é camuflado, e a estratégia tem até resultados palpáveis. ?Faz mais do que dez anos que o clube tem esses campings em todo o mundo. Na Itália temos cerca de mil crianças por ano. De Rossi e Aquilani, titulares da equipe profissional, saíram de um local desses, por exemplo. Acho muito importante para o futebol do futuro essa possibilidade de caçar talentos sem gastar tanto dinheiro. O último mercado mostrou que ninguém quer abrir tanto suas finanças?, disse Daniele Monti, coordenador do projeto no Brasil. O projeto, que segue a linha de preços de seus concorrentes e cobra R$ 1,6 mil por criança, já se gaba de sua primeira descoberta. Fruto do primeiro camping da Roma no Brasil, no meio desse ano, o garoto Caio Werneck atua nas divisões de base do clube na Itália, e é um dos principais garotos-propaganda do projeto. ?O treinador que comanda as atividades no acampamento trabalha com a gente, então sabe o perfil de jogador que é interessante. O Caio vai participar dessa segunda edição novamente, até porque ele vai estar no Brasil para renovar seu visto?, disse Monti. A iniciativa pode ser ampliada em breve. Caso o sucesso do primeio camping se repita no fim desse ano (o evento acontece entre os dias 14 e 20 de dezembro), a estrutura pode se mudar para São Paulo em 2009. A organização já está negociando a possibilidade, mas adota a cautela ao tocar no assunto. ?O projeto é fazer isso até julho do ano que vem. É só escolhermos o lugar. A idéia é desenvolver em todo o Brasil, mas sempre com calma, porque o importante é que todo mundo saia satisfeito, tanto os pais como as crianças?, concluiu.