A Petrobras deu um ultimato ao Flamengo com a discussão sobre a renovação do contrato de patrocínio com o clube carioca. No início da noite desta quinta-feira a empresa divulgou comunicado com o título “Esclarecimentos sobre a renovação do contrato de patrocínio com o Flamengo”, em que publicamente se coloca contra a postura adotada pelo clube nas negociações e o obriga a renovar o acordo até depois do Carnaval. Segundo a companhia petrolífera, desde 12 de novembro de 2007 que as negociações foram abertas, com o envio de uma proposta do Flamengo no valor de R$ 15,7 milhões e um prêmio adicional de R$ 500 mil caso o clube fosse à Copa Libertadores. A Petrobras recusou a oferta do adicional, alegando que ele não fazia parte do contrato do ano anterior. A companhia afirma que, assim, fechou um contrato no valor de R$ 15,6 milhões anuais, tendo ainda o direito de participar das modalidades olímpicas do Flamengo. O problema é que, no início deste ano, após o anúncio do acordo entre Corinthians e Medial Saúde no valor de R$ 16,5 milhões, o Flamengo pediu a revisão no acordo com a Petrobras. Segundo o comunicado da empresa, em 9 de janeiro último houve uma reunião entre as diretorias, em que o Flamengo solicitou uma revisão do contrato já fechado. “No dia 9 de janeiro de 2008, o C.R. Flamengo propôs nova reunião, na qual surpreendeu a Petrobras com proposta de aumento dos valores contratuais, em função de outras propostas recebidas pelo clube. No dia 16 de janeiro, o clube enviou à companhia uma proposta oficial de R$ 23,5 milhões por ano, elevando em 50,6% o valor já acordado”, afirmou a empresa no documento enviado à imprensa. Depois disso, a Petrobras afirma que “fez contraproposta de R$ 16,2 milhões, incluindo o direito de ser um dos patrocinadores da Fla TV, conforme análise de valores realizada por agência de publicidade”. Agora, a companhia cobra uma resposta dos dirigentes do clube para depois do Carnaval. Leia a seguir a íntegra do comunicado da Petrobras: Esclarecimentos sobre a renovação do contrato de patrocínio com o Flamengo A respeito das negociações de renovação do contrato de patrocínio com o Clube de Regatas do Flamengo, a Petrobras e a Petrobras Distribuidora esclarecem que: Em 12 de novembro de 2007, o C.R. Flamengo fez uma proposta oficial de renovação do patrocínio no valor de R$ 15,7 milhões, com adicional de R$ 500 mil em caso de classificação para a Copa Libertadores de América. O adicional não foi aceito, já que não existiu no ano anterior, tendo sido acordado, então, um contrato no valor de R$ 15,6 milhões, considerando os índices de reajustes oficiais. A proposta incluía, novamente, os direitos sobre as modalidades olímpicas com participação do Flamengo, que foram retirados anteriormente a pedido do clube. Dessa forma, no dia 30 de novembro de 2007, a Petrobras iniciou os tr”mites burocráticos para efetivação da contratação do patrocínio. No dia 9 de janeiro de 2008, o C.R. Flamengo propôs nova reunião, na qual surpreendeu a Petrobras com proposta de aumento dos valores contratuais, em função de outras propostas recebidas pelo clube. No dia 16 de janeiro, o clube enviou à companhia uma proposta oficial de R$ 23,5 milhões por ano, elevando em 50,6% o valor já acordado. No dia 18 de janeiro, a Petrobras fez contraproposta de R$ 16,2 milhões, incluindo o direito de ser um dos patrocinadores da Fla TV, conforme análise de valores realizada por agência de publicidade. Conforme procedimentos da Petrobras, qualquer alteração de valores em instrumentos contratuais de continuidade deve ser baseada nos par”metros do contrato vigente. Eventuais aumentos de valores são realizados a partir de novas contrapartidas oferecidas pelo patrocinado. A proposta do Flamengo, além de manter as mesmas condições do contrato anterior, inclui ativações do patrocínio e promoções, que geram mais custos para o patrocinador e são iniciativas que dependem, exclusivamente, do interesse mercadológico da empresa. A parceria de 24 anos entre a Petrobras e o Flamengo sempre foi mantida nos melhores e piores momentos vividos pelo clube – nestes últimos, não tendo havido qualquer pedido de redução, por parte da Petrobras, dos valores contratuais. Neste período, como hoje, o patrocínio sempre esteve entre os maiores, se não o maior, do futebol brasileiro. A empresa está satisfeita com o retorno de visibilidade do patrocínio e aguarda, para logo após o carnaval, uma definição do C.R. Flamengo em relação à última proposta apresentada pela Companhia no dia 18 de janeiro. Por fim, informamos que, conforme já formalizado e do conhecimento do clube, a exposição de marca de uma empresa, sem respaldo em instrumento contratual, é de única e exclusiva responsabilidade de quem a expõe.