Passada mais de uma semana do fim dos Jogos Olímpicos de Pequim, evento que consagrou Michael Phelps como maior medalhista de ouro em uma única Olimpíada, já é possível sentir a import”ncia desse feito no mundo publicitário e quais conseqüências que a conquista acarretará. A primeira grande mudança aconteceu em uma das ações de marketing mais tradicionais nos Estados Unidos. A General Mills costuma estampar em suas caixas de cereais a foto do maior campeão olímpico norte-americano. Só que, dessa vez, a empresa não conseguiu seduzir o recordista Phelps. No mês passado, o nadador firmou um acordo com a Kellogg?s para aparecer nas caixas dos cereais Corn Flakes e Frosted Flakes. A série do novo produto será limitada e sua previsão de comercialização é para o meio de setembro. Outro fato que demonstrou a popularidade de Phelps após o feito é que o atleta passou a ser embaixador do McDonald?s em suas campanhas mundiais. Além das oito medalhas de ouro, a rede de fast-food viu no nadador o garoto-propaganda ideal por ele ter declarado que sua dieta tem por volta de 12 mil calorias, sendo que muitas delas vêm de hambúrgueres. Phelps também aceitou participar de dois programas de TV norte-americanos. O primeiro é o Saturday Night Live, tradicional show de humor americano que convida uma personalidade por semana para o cargo de apresentador. O atleta também estará o MTV Music Awards 2008, principal prêmio da televisão especializada em música. Até a mãe do nadador acabou envolvida no frisson em cima do norte-americano. Debbie Phelps foi convidada pela loja feminina Chicos para mostrar os figurinos vistos durante as Olimpíadas em uma campanha de marketing. Na última terça-feira, a Speedo aproveitou a repercussão em torno do atleta para ?cumprir a promessa? feita a ele antes dos Jogos com estilo. A empresa pagou US$ 1 milhão ao nadador, valor prometido antes dos Jogos caso o atleta ganhasse oito ouros, no programa “Today”, da rede NBC. Phelps, por sua vez, vai criar uma fundação com o dinheiro e ajudar crianças carentes.