O alto valor cobrado para a aquisição de produtos oficiais dos clubes de futebol tem feito com que a pirataria seja incentivada. Isso é o que aponta a pesquisa Sport Track, feita nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo em dezembro passado e cujos resultados a Máquina do Esporte teve acesso exclusivo. De acordo com a pesquisa, o preço do produto leva o consumidor a buscar o artigo falsificado. Esse foi o principal motivo alegado pelos entrevistados, que apontaram também a dificuldade de encontrar produtos oficiais dos clubes no mercado como outro motivo para não comprar o equipamento original. O índice de compra dos piratas, porém, é relativamente baixo em São Paulo, onde 80% das pessoas disseram adquirir apenas produtos originais com a marca de seu clube de coração. No Rio, a fidelidade ao artigo oficial cai um pouco: 68% dos entrevistados disseram que consomem produtos genuínos. A procura pelo artigo pirata pode ser justificada, também, pela preferência da compra de artigos originais. Segundo a pesquisa, tanto no Rio quanto em São Paulo o objeto do desejo de consumo do torcedor é a camisa original do clube. Nas duas metrópoles, ela teve 78% da preferência, enquanto outros artigos, como boné, chaveiro, agasalho, calção, etc. dividem o interesse do torcedor, com algumas variações entre os dois estados. Para o idealizador e coordenador da Sport Track, o executivo Rafael Plastina, os números mostram uma realidade para quem trabalha com o futebol. ?Os resultados revelam a necessidade de os clubes estarem atentos para todo o mix de marketing, pois não adianta apenas ter o programa de licenciamento e avisar que os produtos existem. É fundamental que os produtos estejam acessíveis tanto no preço quanto nos canais de distribuição?. Além de medir a predisposição à pirataria dos torcedores, a Sport Track constatou que os artigos com a marca do clube de coração ainda são pouco consumidos pelas pessoas. Apenas 31% dos paulistas alegam comprar produtos com a marca do clube do coração. No Rio o índice sobe um pouco, para 36%. ?A pesquisa revela os anseios dos torcedores, mostrando um caminho para as decisões dos dirigentes esportivos e das próprias empresas ligadas aos clubes?, diz Plastina. A Sport Track é uma pesquisa realizada todo ano com o objetivo de mapear as relações dentro da indústria do esporte no Brasil, gerando informações técnicas e estatísticas para auxiliar a tomada de decisões do investimento no esporte. Com 2 mil entrevistas no Rio e 2 mil em São Paulo, o levantamento tem margem de erro de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.