O merchandising no futebol das seis principais ligas européias gera uma receita de 615 milhões de euros de acordo com uma pesquisa realizada no continente. Segundo as empresas responsáveis, a Sport + Markt e a PR Marketing European Football Merchandising Report, os ingleses são os que mais ganham. O estudo aponta que os 20 clubes da Premier League geram uma renda de 171 milhões de euros. Logo a seguir, aparece o Campeonato Espanhol com um lucro de 145 milhões de euros. Na sequência aparecem a Bundesliga, com 127 milhões de euros, o Campeonato Francês e o Italiano, com 64 milhões de euros cada um, e por último o Holandês, com 22 milhões de euros. A mesma pesquisa aponta que a diferença de arrecadação dos 20 principais clubes desses seis países para os 116 restantes é muito grande. O grupo menor gera 21,2 milhões de euros cada, contra 5,3 milhões de euros de cada um dos menores. ?Os atendimentos nos jogos dentro de casa são fundamentais. A venda da mercadoria, no estádio, as receitas dos torcedores nos jogos é um fator importante para muitos clubes”, afirmou Hartmut Zastrow, diretor-executivo da Sport + Markt.