A Globo não transmite a competição que define o Rei e a Rainha das Praias brasileiras, mas exibe, há seis anos, o desafio entre os coroados brasileiros e norte-americanos. Este ano, somente a primeira parte do evento sairá do papel, o que vai excluir o pacote comercial que contém o tradicional torneio da TV aberta. Mesmo assim, os organizadores comemoram um sucesso mercadológico impressionante em meio à crise. ?O legal é que na 11ª edição do Rei da Praia o evento está sendo muito prestigiado. Estamos com empresas fortes e, principalmente, a Embratel como patrocinadora master?, disse Márcia Casz, sócio da MaxSports, co-organizadora do evento. ?Nós assumimos o desafio de vender o pacote apenas com o Rei da Praia, e recebemos uma resposta muito positiva do mercado. Isso prova que estamos conseguindo fidelizar o público e crescendo como marca?, disse Luiz Paulo Moura, diretor-geral da Intersport, também co-organizadora da competição. A mudança de trajetos aconteceu, basicamente, por problemas de agenda. O desafio de rei e rainhas, que está ?anexado? à competição principal desde 2002, foi adiado sem previsão. Por isso, a Rede Globo adquiriu apenas os direitos de transmissão do evento pela Sportv, o que diminui a visibilidade para o mercado. A exposição na maior audiência do Brasil, no entanto, não afastou os patrocinadores. Dos dez principais parceiros da edição 2009, cinco não estavam no ano passado. A principal empresa é a Embratel, que adquiriu a cota principal. Lenovo, BMG, Nivea e Piraquê também ?estreiam?, enquanto Fiat, Matte Leão, MetrôRio, Sesi-RJ e Sistema Firjan completam o time. As cotas variam entre R$ 200 mil e R$ 700 mil, e o saldo, tanto em número de patrocinadores quanto em valores alcançados, é positivo. ?O plano comercial foi basicamente o mesmo, apenas com dois eventos a menos. Tanto em números quanto em valores conseguimos resultados melhores?, concluiu Moura.