A possibilidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 motivou o Governo Federal a investir pesado na divulgação do país em Pequim, sede da próxima edição do evento. Ao todo, a União aportará R$ 8,4 milhões na Casa Brasil, projeto que visa captar turistas e ?negócios? para o território nacional. A divisão de verba ficou definida da seguinte forma: R$ 3,5 milhões oriundos do Ministério do Esporte; R$ 2,5 do Ministério do Turismo; R$ 2 milhões da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex), e R$ 450 mil da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) irá desembolsar outros R$ 2 milhões na iniciativa, que foi colocada em prática pela primeira vez nos Jogos de Atlanta, em 1996. ?Um dos objetivos da Casa é estar em sintonia com a máxima do movimento olímpico, que é a cooperação. Mas agora, com a candidatura aos Jogos de 2016, o mais importante é vencer?, afirmou Orlando Silva Jr., ministro do esporte, no evento realizado nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, para apresentar a ação. Em um espaço temporário de mil metros quadrados montado no Jianguo Garden Hotel, localizado na principal avenida da capital chinesa, ficarão expostos produtos nacionais ? como caipirinha, café e sucos. A intenção é atrair para o ?stand? um público específico, formador de opinião, para ?ajudar? na candidatura brasileira. ?Essa Casa vai ser uma grande oportunidade de promoção de produtos, serviços e competências do nosso país, dos destinos turísticos, da capacidade democrática e da estabilidade econômica. Outros 30 países, pelo menos, terão seus espaços em Pequim. O que o Brasil quer agora é dar mais um passo para se inserir afirmativamente no cenário internacional?, disse o ministro. A Casa Brasil vai funcionar entre os dias 4 e 24 de agosto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá comparecer ao local durante sua estada em Pequim. A data, no entanto, ainda não foi definida.