O Jaguariúna Rodeo Festival (JRF), um dos mais tradicionais eventos desse tipo do interior paulista, é também um grande negócio para cidade que o abriga. A expectativa é que nesta 19º edição, que acontece entre os dias 10 e 20 de maio, cerca de R$ 20 milhões sejam movimentados na região. ?Nos últimos anos fizemos diversas viagens internacionais para buscar novos formatos para o nosso evento. E o crescimento que temos alcançado anualmente deve-se à essa preocupação de melhoria?, afirmou Valdomiro Poliselli Júnior, empresário e proprietário da VPJ, empresa responsável pelo evento, ao ?Meio & Mensagem?. Nessa estimativa estão incluídos os gastos em hotéis, restaurantes e todo o comércio da região, que deve ser beneficiado com a presença de até 300 mil visitantes. Esse sucesso também atrai um número cada vez maior de patrocinadores para o evento. Com cotas que variam entre R$ 150 mil (especial) e R$ 500 mil (master), a VPJ já conseguiu o apoio de marcas como Crystal, Unibanco AIG, Souza Cruz, Dodge Ram, Visanet e Natu Nobilis. Essas empresas realizarão ações especiais, como a Crystal, que produzirá latinhas especiais com o logo do Rodeio de Jaguariúna. Todos os parceiros terão exclusividade de divulgação em seus respectivos segmentos. Além disso, a marca dos patrocinadores aparecerá em todo material de divulgação criado para o evento, como peças em todas as mídias (televisão, rádio, internet, mídia impressa, painéis, 20 mil cartazes e 1 milhão de folhetos), merchandising no interior da arena onde ocorre shows e provas (como placas, logotipos no pódio de premiação e filmes nos telões), ao longo do parque do evento (como estandes, banners e infláveis), entre outras ações. A presença de patrocinadores é essencial para a realização do evento, já que os organizadores estimam que 70% dos R$ 5 milhões que serão investidos serão provenientes dos parceiros. A estimativa é que a VPJ fature cerca de R$ 7 milhões com esta edição do Rodeio de Jaguariúna.