Apesar de já ter anunciado a Olympikus como sua nova fornecedora de material esportivo, como a Máquina do Esporte antecipou na última sexta-feira, o Flamengo não deve se desligar completamente da Nike, sua ex-parceira, nesse momento. Por meio de uma nota oficial, a empresa norte-americana criticou a ruptura unilateral do contrato entre as partes e insinuou que o caso pode ir à Justiça. ?Estamos seguros de que o Flamengo não tem o direito legal de descumprir o acordo vigente até junho de 2009 e tomaremos as medidas necessárias para preservar e manter os nossos interesses comerciais e contratuais?, afirmou o comunicado da empresa. A Justiça, inclusive, é o lugar em que o contrato entre Nike e Flamengo já vinha sendo discutido há tempos. Insatisfeito com diversas atitudes da empresa, o departamento jurídico do clube carioca já trabalha nos bastidores para romper legalmente com a multinacional. Diante desse impasse, o clube carioca ainda não pôde estrear o seu novo uniforme, já com a marca da Olympikus. No lugar do fornecedor, foram estampados três sinais de interrogação, teaser similar ao utilizado pelo São Paulo, quando o clube fechou com a Bombril e teve que esperar o fim do contrato com a Data Control, então parceira dos paulistas. Independentemente da disputa jurídica, o Flamengo comemora o negócio firmado com a Olympikus, o maior da América Latina. O novo contrato terá duração até o fim de 2013 e o clube carioca ganhará R$ 21 milhões anuais fixos, mais uma porcentagem sobre as vendas de produtos e faturamento nas lojas que serão construídas, podendo aumentar a receita do patrocínio para até R$ 30 milhões. Leia a seguir a nota oficial da Nike: “Sobre as notícias referentes à decisão do Clube de Regatas do Flamengo de quebrar, unilateralmente, o contrato de patrocínio vigente com a Nike, a empresa informa que está tomando providencias para esclarecer o fato. Estamos seguros de que o Flamengo não tem o direito legal de descumprir o acordo vigente até junho de 2009 e tomaremos as medidas necessárias para preservar e manter os nossos interesses comerciais e contratuais. A Nike tem como premissa respeitar os termos de suas parcerias e espera o mesmo de seus parceiros e concorrentes. Como uma marca líder no esporte mundial, a Nike se mantém extremamente comprometida com o mercado brasileiro de futebol”. Nike do Brasil