No último sábado, a Semp Toshiba oficializou o seu contrato de patrocínio com o Santos, que terá duração até o fim do ano. Os valores da negociação não foram divulgados, mas a intenção da diretoria santista era conseguir um acordo entre 8 e 12 milhões de reais. Apesar de o clube não ter divulgado quanto receberá, a Máquina do Esporte apurou que o contrato de 10 meses renderá aos cofres santistas até R$ 6 milhões, ou cerca de R$ 600 mil mensais. A reportagem tentou entrar em contato com Dagoberto dos Santos, gerente de Planejamento, Projeto e Negócios do clube, para confirmar os valores, mas o dirigente não pôde ser localizado em seu celular. Com essa cifra, o Santos possui, atualmente, o menor contrato de patrocínio entre os quatro principais clubes do estado. O maior acordo é o do São Paulo com a LG, no valor de R$ 15 milhões anuais. O Corinthians recebe da Samsung US$ 6,5 mi (R$ 13,65 mi) por ano, enquanto a Pirelli paga ao Palmeiras cerca de R$ 9 milhões por temporada. Essa disparidade fica ainda mais acentuada se for levado em conta que o Santos é um dos representantes brasileiros na Copa Libertadores, principal competição entre clubes do continente e, conseqüentemente, grande vitrine para empresas. Para tentar melhorar essa situação, o Santos pretende anunciar até o fim desta semana o nome de mais um patrocinador, que irá estampar sua marca nas mangas do uniforme santista. O clube estaria em busca de algo em torno de R$ 2 milhões por um acordo até dezembro. Uma das concorrentes é a Muriel, que já firmou parceria semelhante com o clube na última temporada. A empresa de cosméticos confirmou que já enviou uma proposta e espera uma resposta por parte dos dirigentes santistas. Porém, apesar de ainda não ser oficializada como patrocinadora do Santos, a Muriel (que atualmente é parceira do Atlético-MG) demonstra todo o seu apreço pelo clube paulista. Quando se liga para a empresa, a música de espera é justamente uma versão do hino santista, escolha do presidente da companhia, Paulo Boldarin. Outra empresa que teve seu nome envolvido na negociação é a Bombril. Assim como a Muriel, a companhia também já foi patrocinadora do Santos, entre 2002 e 2004. A marca, porém, dificilmente deverá acertar com clube, já que para 2007 toca o projeto “Mulheres que fazem o Brasil brilhar”, envolvendo o patrocínio de 72 atletas mulheres para os jogos Pan-Americanos, que ocorrem em julho.