Em um mercado com o dos Estados Unidos, repleto de produtos de marcas como Adidas e Nike relacionados ao basquete, tênis que levam o nome de astros da NBA, liga americana do esporte, custam mais de US$ 200 (R$ 345). A realidade deixa muitos jovens de classes mais humildes distantes destes produtos. Recentemente, porém, uma febre de produtos populares invadiu a liga de basquete. Stephon Marbury, do New York Knicks, se associou à fabricante de roupa e calçados, Steve & Barry”s, para a produção de um tênis que é vendido a US$ 14,98 (R$ 26,51). Além do calçado, foi lançada também uma coleção de roupas. O preço nunca ultrapassa a casa dos US$ 20 (R$ 34,5). O sucesso fez com outros astros de diversos esportes aderissem à “onda popular”, como é o caso de Ben Wallace, também na NBA, do golfista Bubba Watson e da tenista Venus Williams. A venda de produtos a preços baixos acendeu um debate nos Estados Unidos sobre a qualidade dos tênis. Segundo Marbury, o seu tênis, assim como o das concorrentes famosas, são praticamente idênticos, tendo ambos origem na China e fabricados com o mesmo material. Um teste feito pela revista “Consumer Reports”, porém, reprovou o tênis popular para a prática do basquete, mas para o uso diário o produto foi elogiado devido à qulidade e preço baixo. Apesar do momento ruim que vivem dentro de quadra Marbury e Wallace, os tênis foram escolhidos como o melhor produto do ano da indústria de calçados, além de um grande volume de vendas, principalmente entre os mais pobres.