Desde que iniciou sua viagem no Brasil, a Tocha Pan-Americana já esteve em alguns dos principais destinos turísticos do país. O trajeto percorrido pela chama tem como objetivo aproveitar o envolvimento da população em torno da competição para promover intencionalmente tais municípios como atrações turísticas. Grande parte das cidades escolhidas faz parte do Plano Aquarela ? Marketing Turístico Internacional do Brasil – que define estratégias de promoção turística do país até 2010 em destinos considerados mercados prioritários na emissão de turistas para o território brasileiro. O Plano aponta 25 países, divididos em quatro categorias, sendo que nove são países das Américas (Estados Unidos, Argentina, Chile, Canadá, Uruguai, Paraguai, México, Peru e Colômbia). Para a indicação das cidades que fazem parte do trajeto, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, fez o levantamento dos municípios com potencial turístico que poderiam ser incluídos no roteiro e sua participação em um dos cinco segmentos turísticos prioritários definidos pelo Plano Aquarela: Sol e Praia, Ecoturismo, Negócios e Eventos, Esportes e Cultura. O fogo pan-americano começou sua trajetória no Brasil em Cabrálias, na Bahia, de onde seguiu para Porto Seguro, Goi”nia, Ouro Preto, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Canindé de São Francisco, Aracaju, Brasília, Recife, Maceió, João Pessoa, Fernando de Noronha, Natal, Fortaleza, Teresina, Palmas, São Luís, Belém e Macapá. Nesta sexta-feira, a Tocha irá para a cidade de Boa Vista e ainda vai passar por Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Campo Novo do Parecis, Campo Grande, antes de seguir para a região sul do país. Os destinos sulistas da chama são Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, Curitiba, Guarulhos, Santos, Americana, Campinas, São Paulo, Quilombo Campinho da Independência, Parati, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Macaé, Rio das Ostras, Búzios e Niterói. A Tocha irá chegar ao Rio de Janeiro no dia 13 de julho para a abertura dos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados na capital fluminense até o dia 29 do mesmo mês. O percurso da Tocha Pan-Americana tem o patrocínio da Samsung. A empresa tem o direito de associar sua marca ao evento durante todo o seu trajeto e explorar essa parceria em campanhas publicitárias e de comunicação nas mídias impressa e eletrônica.