Acender a pira olímpica em Pequim foi a realização de um sonho para Li Ning, de 45 anos. O ponto alto da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, no entanto, pode entrar para a história como um dos golpes publicitários ? involuntário, é verdade ? mais bem aplicados da indústria do esporte. Fundada em 1990, a marca de roupas esportivas que leva o nome do ex-ginasta registrou crescimento de 6% na bolsa de valores de Hong Kong após o evento. Com o ?empurrão?, a Li Ning Sports Goods Company faturou ? apenas nos últimos quatro dias ? US$ 30 milhões (R$ 48,5 milhões). Atualmente, a empresa possui 10,5% do mercado chinês e ocupa a terceira posição nesse setor, atrás de Nike, com 16,7%, e Adidas, com 15,6%. Com quase seis mil pontos-de-venda, a fabricante chinesa contabilizou 423 milhões de euros (R$ 1 bilhão) em 2007. Além do vôo pelo ?Ninho de Pássaro?, Li Ning terá, durante os Jogos de Pequim, a ajuda da delegação espanhola para galgar espaço entre as rivais. Graças ao patrocínio ao comitê olímpico da Espanha, ícones como Rafael Nadal e Pau Gasol estão exibindo a asa inspirada no logo da Nike que representa a marca chinesa. A Li Ning tem ainda acordo com o astro do basquete norte-americano Shaquille O?Neal e possui a licença exclusiva da Lotto na China. Várias equipes locais também vestem a criação do seis vezes medalhista das Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Na aparição espetacular no estádio Olímpico de Pequim, curiosamente, Li Ning também fez propaganda para uma concorrente, já que vestiu uma camiseta da Adidas, patrocinadora oficial do evento.