Para o Brasil, a vela é o primeiro esporte em número de conquistas olímpicas, com 14 medalhas. Para a cidade de Ilhabela, no litoral de São Paulo, a modalidade representa um impacto econômico de R$ 8 milhões com a realização da Semana Internacional de Vela, disputada há 35 anos no local. Nesta edição, a organização espera que o público envolvido diretamente no evento seja de oito mil pessoas, o que coloca a competição no grupo das mais importantes regatas do mundo. O sucesso financeiro pode ser medido com o número de investidores interessados em associar suas marcas ao evento. Uma parceria entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Rolex incluiu a tradicional competição náutica brasileira no circuito mundial da empresa suíça, como Rolex Farr 40 World Championship, Maxi Yacht Rolex Cup, Rolex Swan Cup, Rolex TP 52 Global Championship, Rolex Sydney Hobart Yacht Race, entre outros. Com o acordo, válido por três anos, a competição passará se chamar Rolex Ilhabela Sailing Week e contará ainda com o patrocínio de Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Bradesco Private e Vivo. “Temos conseguido a cada ano ter participação de importantes patrocinadores, alguns deles tradicionais parceiros de há muitos anos, como a Mitsubishi Motors, a Semp Toshiba, e outros, novos, como este ano o patrocinador titular Rolex, com quem vínhamos tratando há cerca de 3 anos?, afirma José Nolasco, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela. Na América Latina, já faz parte deste grupo o Circuito Atl”ntico Sul Rolex Cup, que ocorre bienalmente entre Buenos Aires e Punta del Este. O evento será promovido pela Vela Brasil, empresa de marketing esportivo criada para ajudar no desenvolvimento da modalidade. A produção ficará a cargo da BRA Produções. A 34º edição da Semana Internacional de Vela será realizada entre os dias 7 e 14 de julho.