Um dos setores mais importantes do mercado esportivo nacional, o turismo de aventura está influenciando também a indústria automotiva. De acordo com pesquisa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de carros off-roads vendidos no país cresceu cerca de 26%, e grande parte desse montante está ligada à idéia de desafio que as modalidades radicais contêm. A análise foi feita entre janeiro e agosto deste ano, e os números foram comparados àqueles obtidos no mesmo período de 2007. No mercado de marcas de luxo, esse valor chega perto de 40%. ?Algumas pessoas sentem-se mais seguras, outras acham mais fácil superar obstáculos como ruas esburacadas. E há também os que se sentem mais jovens nesses veículos associados a um espírito aventureiro?, disse Guilherme Passalacqua, supervisor geral da Eurobike, empresa que representa marcas como Audi, BMW e Land Rover, entre outras, no Brasil. A estimativa da empresa é que cerca de 85% dos compradores relacionam o produto com o esporte de aventura, apesar de que a maioria não pratica as modalidades. A idéia de possuir um equipamento que possibilita essa integração com a natureza é o grande atrativo para o consumidor de um mercado em amplo crescimento. Segundo dados da Adventure Sports Fair, feira do setor que aconteceu no último mês no Centro de Exposições Imigrantes, o turismo de aventura deve movimentar cerca de R$ 490 milhões até o fim do ano, mantendo o crescimento anual de 20% no país.