A empresa de cartões de crédito Visa vai aproveitar o confronto entre São Paulo e Boca Juniors, válido pela Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, para chamar a atenção dos torcedores para a sua publicidade estática. Durante a partida, serão exibidos quatro números nas placas instaladas no gramado do Morumbi. Caso o número do cartão de crédito do torcedor tenha a mesma seqüência final dos exibidos da placa, ele poderá se cadastrar no site e ganhar um prêmio de R$ 400. De acordo com Rafael Plastina, diretor de novos negócios da Informídia Pesquisas Esportivas, a ação da Visa mostra uma inovação no que diz respeito às promoções atreladas às placas de publicidade em estádios. ?Essa é uma campanha muito interessante, já que vai chamar a atenção dos clientes da Visa para o jogo e para as placas. É uma forma de unir a visibilidade com a promoção. Além disso, é necessário investir na mídia tradicional para explicar o que são os números para atingir o objetivo?, diz Plastina, que lembra que o início de campanhas criativas com placas de publicidade foi na Copa do Mundo de 2006, quando a Coca-Cola modificava as cores de seu logotipo de acordo com as seleções que disputavam a partida. Opinião parecida tem César Gualdani, diretor geral da TNS Sport Brasil. O executivo acredita que a iniciativa chama a atenção do torcedor para as placas de publicidade, acabando com o status muitas vezes de ?propaganda subliminar? que atinge esse tipo de ação. ?Essa é uma das melhores idéias que eu já vi no marketing esportivo no Brasil. A empresa vai conseguir chamar a atenção dos torcedores para as placas, que em geral são pouco notadas por quem assiste a uma partida. Além disso, é uma forma de interagir com os torcedores de forma positiva, já que vai gerar um recall para a marca?, diz. Para essa promoção, a Visa investiu em uma campanha no canal de TV fechada Sportv, detentor dos direitos de transmissão da Sul-Americana. O objetivo foi reforçar a atenção do público para a promoção. Segundo Plastina, isso poderá fazer com que as outras placas do estádio também se beneficiem desse chamariz. ?Além de atrair os clientes da empresa, a campanha acaba atingindo quem não tem um cartão da operadora. Os que conhecerem vão reparar, os outros vão procurar saber do que se trata?, conta Plastina, que defende a necessidade de a empresa fazer uma pesquisa pós-jogo para saber o retorno da ação.