No ano de sua volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Vitória quer aproveitar a presença do arqui-rival Bahia na Série B e o bom momento para aumentar sua torcida. Assim, a principal novidade do departamento de marketing do clube para 2008 é uma série de produtos voltados para crianças, buscando uma nova geração de público. Em breve, o clube disponibilizará em suas lojas leões, mascote oficial, de pelúcia e uma linha de material escolar em parceria com a Tilibra. Além disso, os torcedores-mirins já contam com uma coleção de vestuário “torcida baby”, com roupas para crianças até 12 anos. A intenção é que, daqui a alguns anos, o Vitória ratifique uma supremacia no estado. Na última pesquisa Datafolha, o time apareceu com menos de 1% na preferência nacional, enquanto o arqui-rival Bahia atingia o número. O marketing do clube acredita, no entanto, que a situação pode mudar pela situação das equipes. “A gente parte da premissa de que concorremos com o Bahia nas crianças, porque, em tese, o adulto não vai mudar mais. Hoje nossa torcida infantil é maior que a deles. Tem uma pesquisa do Ibope de dois anos atrás que diz isso. Na época já era 55% a 45%”, disse Eric Bastos, diretor de marketing do Vitória. Em campo, a situação é mesmo favorável. Além de ainda estar na Série B, o Bahia também conta com retrospecto desfavorável em termos de títulos recentes. O Vitória venceu dez dos últimos 15 Campeonatos Baianos.