O patrocínio da Vivo para o time de basquete de Franca, uma das mais tradicionais equipes do país, tem como objetivo marcar a presença da empresa na cidade do interior paulista, praça em que atua desde o início deste ano. Nesta segunda-feira, a operadora de telefonia celular apresentou o patrocínio de um ano de duração ao time de Franca. O acordo, cujos valores não foram divulgados, atende aos anseios da empresa de se tornar a marca líder na cidade paulista. ?Nós não tínhamos operação comercial em Franca. Para chegar no mercado que já era explorado pelas concorrentes, o ideal era que ficássemos mais próximos da comunidade?, afirma Marcelo Alonso, diretor de relações institucionais da empresa. De acordo com o executivo, a primeira ação a ser tomada foi a de procurar a ligação com o tradicional time de basquete da cidade. A partir daí, as conversas evoluíram para que a marca substituísse a Unimed no apoio à equipe. ?O pessoal de Franca foi absolutamente receptivo. Essa foi a melhor maneira que encontramos de trazer a comunidade para perto de nós. Teremos ações comerciais importantes, mas além disso teremos uma relação diferente, já que apoiamos a paixão das pessoas. Isso cria um vínculo muito forte?, afirma Alonso. O contrato de Franca com a Vivo tem duração de um ano, podendo ser renovado automaticamente. A empresa acredita que tem ?boas chances? de continuar com o patrocínio no ano que vem. ?Nossa característica é essa. Temos relacionamentos antigos com o futebol [patrocínio à seleção brasileira] e o vôlei [no Minas Tênis Clube]?. Agora, diversas ações de marketing deverão ser desenhadas para ampliar o relacionamento com a comunidade. Uma delas é disponibilizar imagens do time de basquete para download nos aparelhos de telefone celular. Outra é o cadastro para o projeto de sócio-torcedor do Franca via mensagem SMS enviadas pelos aparelhos. Além do apoio ao time de basquete, a Vivo ajudará no projeto de auxílio a pessoas com deficiência visual que o Franca Basquete mantém na cidade.