Depois de um processo que se arrastou pelos últimos nove meses, a agência brit”nica Wieden + Kennedy (W+K) ficou com a conta publicitária do patrocínio da Visa às duas próximas Copas do Mundo, estimado em US$ 170 milhões. A empresa participou do processo seletivo que incluiu todas as agências que trabalham para a companhia de cartões de crédito: Rainey Nelly Campbell Roalfe/Y&R, TBWAChiatDay, 180 Amsterdam y Saatchi & Saatchi London. A partir de agora, a W+K está encarregada de criar todas as campanhas publicitárias da Visa que tenham como foco os eventos promovidos pela Fifa, incluindo as Eliminatórias para o Mundial; a Copa do Mundo Feminina, que será realizada neste ano, na China, e o Mundial Sub-20, que teve início no último sábado, no Canadá. Na última semana, a Visa confirmou que atuará como a sexta parceira comercial da Fifa até 2014, unindo-se a Coca-Cola, Emirates Airline, Hyunday, Sony e Adidas no painel de patrocinadores globais da entidade. O anúncio aconteceu uma semana após o término do imbróglio que envolvia a Mastercard, principal rival no ramo de cartões de crédito, e o organismo que controla o futebol mundial. A antiga parceira da Fifa será indenizada em US$ 90 milhões devido à ruptura do contrato que previa o patrocínio à entidade durante a realização das duas próximas Copas do Mundo. A polêmica Mastercard-Visa chegou a derrubar o então diretor de marketing da Fifa Jérôme Valcke, acusado de atuação irregular no caso. O executivo, porém, foi readmitido na última quarta-feira e passará a ocupar o posto de secretário-geral da entidade. Com a nova posição dentro do quadro da Fifa, a Visa terá à disposição todas as competições, eventos e programas de desenvolvimento mundial promovidos pelo organismo dirigido por Joseph Blatter. Além disso, o acordo irá proporcionar à empresa a possibilidade associar estrategicamente sua marca às das demais sócias da entidade.