A tradicional luta livre norte-americana World Wrestling Entertainment (WWE) inicia sua entrada no mercado brasileiro no mês de dezembro e planeja utilizar o país como base de suas operações na América Latina. O primeiro passo dessa empreitada será a transmissão de seus eventos na televisão. ?O mais importante é sempre a parceria com uma emissora. Sem a televisão, não existe uma fórmula de sucesso em nenhum lugar. Após isso, os próximos passos serão traçados. Nossa previsão é abrir um escritório no Brasil no próximo ano?, afirmou Shane McMahon, vice-presidente global de mídia da WWE. As lutas serão exibidas pelo SBT a partir do dia 8 de dezembro. A emissora paulista comprou os direitos de transmissão por três anos, mas os valores do acordo não foram revelados. Os programas da WWE já estiveram na televisão brasileira em outras duas oportunidades. Uma pela antiga Manchete nos anos 80 e também pelo próprio canal de Silvio Santos na década de 90. Para McMahon, o mercado brasileiro ainda possui um grande potencial a ser explorado com os produtos oferecidos pela empresa. O executivo diz ainda que o público deve ser envolvido pelos formatos que serão mostrados no país. Para a chegada ao Brasil, foram escolhidos o Raw e Smack Down. O executivo explica que o SBT se encaixa dentro do perfil de público que a empresa visa atingir no país. Nos Estados Unidos, os programas apresentam altos índices de audiência na TV fechada, alcançando principalmente homens entre seis e 49 anos. ?Vamos trazer eventos para serem realizados ao vivo no Brasil, com nossas estrelas internacionais. Tenho certeza que o brasileiro vai rapidamente tomar gosto pelo formato que é sucesso em mais de 130 países em todo o mundo?, destacou McMahon. Apesar da presença no país, o executivo diz que não existe a intenção inicial de contar com brasileiros. Ele explica que caso um lutador do Brasil venha a fazer parte da WWE, o atleta fará parte do elenco internacional. A empresa tem faturamento anual superior a US$ 450 milhões (R$ 810 mi) e possui ações cotadas na Bolsa de Valores de Nova York. Uma das principais fontes de receitas é com produtos licenciados (ao todo são mais de 120) e representam 5% do total arrecadado. Os eventos da WWE são líderes mundiais entre os programas de pay-per-view. Ao todo, já foram comercializados mais de 20 milhões de pacotes aos espectadores, com mais de um milhão de vendas por ano.