A cidade de São Paulo (SP) parece estar cada vez mais adaptada ao apelido de “capital nacional do skate”. Nesta quinta-feira (13), a capital paulista foi escolhida para sediar o SLS Super Crown World Championship, final da Street League Skateboarding (SLS), a Liga Mundial de Skate Street, pelo terceiro ano consecutivo. Como a cidade do Rio de Janeiro foi a anfitriã em 2022, será a quarta vez seguida que o Brasil receberá o evento.
A decisão da SLS será disputada entre os dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo (SP). No total, o circuito contará com sete etapas ao redor do mundo. Além da capital paulista, já estão confirmadas outras duas sedes: Miami (EUA), que receberá a abertura da competição no Watsco Center, no dia 3 de maio; e Paris (França), no dia 11 de outubro, no icônico complexo de Roland Garros.
As quatro etapas restantes, batizadas de “Spot Takeovers”, serão realizadas em um novo formato. Os locais e o formato em si serão divulgados em breve.
“Estamos muito felizes com a confirmação de mais um SLS Super Crown no Brasil. A escolha do nosso país como sede da grande final da Street League Skateboarding reforça o importante trabalho de fomento ao mercado do skate nacional que realizamos junto aos nossos parceiros locais e a grande relevância dos skatistas brasileiros na cena internacional. O evento tem crescido ano após ano, com 2024 tendo sido o maior Super Crown da história. Temos certeza de que neste ano será ainda melhor”,afirmou Gabriel Naccarato, head de marca da V3A, agência que representa a SLS no Brasil.
Vale lembrar que, no feminino, Rayssa Leal conquistou o tricampeonato consecutivo nas últimas três edições do SLS Super Crown World Championship. Apenas a medalhista de prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024 conseguiu essa façanha até hoje.
Entre os homens, os campeões das últimas três edições foram o português Gustavo Ribeiro (2022), o brasileiro Giovanni Vianna (2023) e o norte-americano Nyjah Huston (2024).
A cidade de São Paulo já havia recebido o Super Crown uma vez antes dessa sequência. O ano foi 2019, e o evento, disputado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte, culminou no título mundial da brasileira Pâmela Rosa entre as mulheres. Rayssa Leal, então com apenas 11 anos de idade, foi a vice-campeã.