Pular para o conteúdo

ATP Media e Sony fecham parceria que permitirá recursos de Realidade Aumentada e IA em transmissões

Tour espera espera evoluir experiência de consumo e engajamento de fãs com tecnologias de imersão

ATP Media e Sony possuem colaboração para aplicação de tecnologias de realidade aumentada e IA em transmissões ao vivo - Divulgação

A ATP Media, braço de vendas, produção e distribuição de mídia da ATP, anunciou uma parceria com a Sony. A partir da colaboração, as transmissões do tour mundial de tênis passarão a contar com recursos de Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA).

A parceria também inclui o desenvolvimento de um novo aplicativo móvel da Tennis TV, plataforma de streaming e conteúdo sob demanda da ATP, com lançamento previsto para o início de 2026.

Com a colaboração, a ATP Media espera evoluir a experiência de consumo e engajamento dos fãs de tênis ao redor do mundo e, a partir disso, gerar novas possibilidades de negócios.

Os novos recursos já estão sendo aplicados nas transmissões do ATP Finals, torneio que encerra a temporada do tênis masculino profissional e está disputado em Turim (ITA).

“Temos uma parceria sólida e colaborativa de longa data com a ATP Media e estamos muito animados para agora operar com uma visão estratégica, alinhada e energia conjunta em direção à próxima geração de conteúdo para os fãs de tênis em todo o mundo”, comentou Michael Markovich, diretor comercial da divisão de esportes da Sony.

Tecnologias

Entre as ferramentas aplicadas, estão sobreposições gráficas baseadas em Realidade Aumentada (RA), alimentadas por dados gerados ao vivo pelo sistema de rastreamento da Hawk-Eye, empresa que pertence à Sony.

A tecnologia oferece aos fãs acesso a estatísticas de desempenho, que auxiliam a compreensão das partidas e do nível dos atletas do ATP Tour.

A Hawk-Eye também aplicará o HawkVision. A tecnologia, destada nos ATP Masters 1000 de Miami e Madri, posiciona câmeras em pontos específicos da quadra para oferecer ângulo mais imersivos nas transmissões.

“A expertise da Sony está diretamente alinhada com nossa missão de oferecer a cobertura mais envolvente possível. Esta aliança visa aprimorar a experiência dos fãs hoje, ao mesmo tempo que constrói a base para o futuro do conteúdo interativo de tênis”, exaltou Mark Webster, CEO da ATP Media.

A ferramenta estará disponível em todos os nove ATP Masters 1000 e no ATP Finals de 2026.

5G

A parceria entre ATP Media e Sony prevê, ainda, testes de câmeras 5G durante partidas selecionadas do ATP Finals 2025. 

Com uso de transmissões de dados da empresa de tecnologia e serviços de rede 5G, fotógrafos e cinegrafistas selecionados poderão compartilhar suas capturas em tempo real.