Campeão na edição de 2022, vice em 2023 e atual número 2 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz é o primeiro nome confirmado para a 10ª edição do Rio Open. O torneio acontecerá entre 17 e 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).
“Estou muito feliz de jogar o Rio Open em 2024. O torneio é especial para mim. Foi onde venci meu primeiro jogo em um torneio ATP e onde ganhei o meu primeiro ATP 500. Tenho uma relação especial com os fãs e estou empolgado para estar no Rio novamente”, disse Alcaraz.
Esta será a quarta edição do Rio Open que terá a participação do espanhol. Em 2020, ele fez sua estreia quando figurava na 406ª colocação e era apontado como uma promessa do tênis, recebendo um convite do torneio. Foi no Brasil que o tenista disputou a sua primeira chave principal e conquistou a primeira vitória em torneios ATP, derrotando o compatriota Albert Ramos-Vinolas, na época o 41º do mundo, por 2 sets a 1.
Trajetória
Em 2022, o Rio Open foi a virada de chave para Alcaraz. Após conquistar o título, vencendo nomes como Matteo Berrettini, Fabio Fognini e Diego Schwartzman, o espanhol alçou voo e foi campeão no mesmo ano do seu primeiro Grand Slam, o US Open, além de também ter conquistado o posto de número 1 do mundo.
Outras marcas também foram batidas por Alcaraz no ano passado. Ele se tornou o tenista mais jovem desde 2005 a entrar no Top 10 do ranking da ATP, assim como também foi o mais jovem a vencer um ATP 500, marca batida no Rio de Janeiro. Em Madri, o atual campeão do Rio Open bateu o recorde de tenista mais jovem a derrotar Rafael Nadal e Novak Djokovic, além de ter sido o primeiro a superar os dois grandes nomes do tênis em um mesmo torneio de saibro.
Em 2023, a jornada de Alcaraz seguiu vitoriosa, com o espanhol ganhando seis torneios em três pisos diferentes. Com 20 anos, chegou em outra final de Grand Slam, derrotando Djokovic em Wimbledon para conquistar o segundo Major da carreira.
“O Alcaraz faz parte da nossa história, assim como vários outros nomes que despontaram no circuito depois de boas campanhas no Rio Open. Estamos acompanhando a ascensão do que pode vir a ser um dos melhores jogadores de todos os tempos e é uma satisfação enorme que o Rio seja mais um capítulo dessa história de sucesso”, destacou Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.
“Carlitos é o grande nome do tênis mundial. No Rio, certamente contará com o apoio da torcida, que em pouco tempo criou uma conexão especial com ele”, acrescentou.
Destaques
Vale destacar que o Rio Open já contou com a participação de grandes tenistas de saibro, como Rafael Nadal (campeão da primeira edição do torneio), David Ferrer, Casper Ruud, Félix Auger-Aliassime e Nicolas Jarry, entre outros.
“Ter Carlos Alcaraz, uma estrela de projeção mundial, na edição comemorativa dos 10 anos do Rio Open é motivo de grande orgulho para todos nós. Um grande presente para o Rio de Janeiro e para os amantes do tênis”, comentou Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.